quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Legionários de Cristo

O nome Legionários de Cristo resume uma espiritualidade cristocêntrica. Para cada legionário, Jesus Cristo é o critério, o centro e o modelo de toda a sua vida religiosa, sacerdotal e apostólica.

Ao longo dos séculos nunca faltaram homens e mulheres que, dóceis ao chamado do Pai e à moção do Espírito Santo, elegeram este caminho de especial seguimento de Cristo, para dedicar-se a Ele com o coração “indivisível” (cf. 1 Co 7, 34). Eles também, como os apóstolos, deixaram tudo para estar com Ele e pôr-se, como Ele, ao serviço de Deus e dos irmãos. Deste modo contribuiram para manifestar o mistério e a missão da Igreja com os múltiplos carismas da vida espiritual e apostólica que o Espírito Santo lhes destribuia, e por isso colaboraram também com a renovação da sociedade (João Paulo II, Exortação apostólica Vita consecrata, 1).

A Legião de Cristo é um broto novo do fecundo tronco da Igreja. O Espírito Santo suscitou muitas instituições, ao longo da história bimilenária da Igreja, que manifesta a riqueza inabarcável do seguimento de Cristo de acordo com os conselhos evangélicos. A congregação dos Legionários de Cristo é na Igreja, desde a sua ereção canônica em Cuernavaca (México) no dia 13 de junho de 1948, uma nova família de pessoas consagradas a Deus.

Desde a inspiração fundacional, o fundador, o Pe. Marcial Maciel, buscou ser um dócil instrumento do Espírito Santo e transmitir, década após década, o carisma recebido de Deus, oralmente e por escrito. A sua espiritualidade ficou estampada na sua predicação, nas suas cartas e de modo eminente nas Constituições da congregação. Redunda no mesmo bem da Igreja o fato de que todos os institutos tenham o seu caráter e fim próprios. (Concílio Vaticano II; Decreto Perfectae caritatis, 2). Por este motivo o Concílio Vaticano II convidava a conhecer e conservar com fidelidade o espírito e os propósitos dos Fundadores, ao mesmo tempo que as sãs tradições, porque tudo isso constitui o patrimônio de um dos institutos (cfr. Ibdem).

A continuação esboçamos os elementos mais característicos da espiritualidade da Legião de Cristo:

Espiritualidade cristocêntrica
Baixo o nome Legionários de Cristo se concentra uma espiritualidade cristocêntrica. Para cada legionario, Jesus Cristo é o critério, o centro e o modelo de toda a sua vida religiosa, sacerdotal e apostólica. O legionário procura conhecer e experimentar intimamente a Jesus Cristo, especialmente no Evangelho, no Sagrário e na Cruz. Ele se esforça por amá-lo com um amor pessoal e apaixonado. Ele se propõe a imitá-lo e predicá-lo aos outros homens e mulheres.

Amor filial a Maria
Ele fomenta um amor terno e filial a Maria, mãe da Igreja e mãe da sua vocação. A ela consagra a sua vida religiosa, o seu sacerdócio, o seu apostolado. Venera-a de maneira especialíssima, procurando imitar as suas virtudes: a sua fé, esperança e caridade, a sua obediência, a sua humildade, a sua colaboração no plano redentor de Cristo.

Amor à Igreja
Ama apaixonadamente à Igreja, continuadoura da missão de Cristo, princípio do seu Reino na terra. Ama-a com um amor real, objetivo, assim como ela é, como Cristo a quis. Um amor que ele medita na fé, a acolhe na obediência, a extende no apostolado, a santifica na própria vida. Caminha junto a ela; nem um passo na frente, nem um passo atrás: ao passo da Igreja.

Adesão ao Papa e aos bispos em comunhão com Ele
Adere-se com amor ardente e pessoal ao Vigário de Cristo. Estuda e defende com interesse os seus ensinamentos e desejos. Defende o carisma do seu primado e magistério.

Venera com espírito de fé aos Bispos em comunhão com o Romano Pontífice, como sucessores dos apóstolos e testemunhos da verdade divina e católica. Busca colaborar com eles na realização dos programas da pastoral diocesana, especialmente no campo da educação, da família, da promoção social e dos meios de comunicação social. Deste modo, adere as suas forças às estruturas diocesanas, compartindo o próprio carisma recebido de Deus, para o bem da Igreja.

Pregar o Reino de Deus
.
A pregação e extensão do Reino de Cristo constituem o ideal que inspira, estimula, dirige e conforma os fins apostólicos da Legião de Cristo. Fazer que Jesus Cristo reine nos corações e na sociedade, transformar aos homens conforme o ideal do Homem Novo em Cristo, criar a civilização do amor e da justiça; esta é a missão que lhes dá o nome: Legionários de Cristo.

Amar a todos com a caridade de Cristo.

O coração da espiritualidade da Legião de Cristo é a caridade pregada e exigida por Cristo no Evangelho. O legionário procura amar a todos os homens, comprometendo-se no seu serviço, sem diferenças de lingua, raça, sexo, cultura ou condição social. Em todos eles vê e serve ao mesmo Jesus Cristo e quer fazer-lhes chegar os dons da redenção. Pratica de modo especial a benedicência. Carrega fraternalmente as cargas dos outros. Faz um só corpo em Cristo e na Igreja.

Nenhum comentário: