segunda-feira, 7 de julho de 2008

Ultima pregação Pe Léo : Buscai as coisas do Alto


Quer ser feliz? Busque as coisas do Alto. Esta é a grande palavra que Deus trouxe ao meu coração neste tempo. A doença me tirou tudo: não consigo mais andar sozinho, não enxergo direito. Estou cego do olho direito e vejo apenas cerca de 40% com o olho esquerdo.

Mas veio ao meu coração: "Ai de mim se eu não evangelizar" (1 Coríntios 9,16b). Se dependesse da minha vontade, eu estaria em todos os eventos que estavam previstos na minha agenda para este ano. Mas não depende de mim. Apesar disso, há coisas que eu posso fazer.

O "encardido" tirou as minhas pernas e o direito de ir e vir. Mas Deus me deu o dom de escrever. Com muita dificuldade, aumentando a visualização do meu laptop. E foi assim que nasceu o livro Buscai as coisas do alto que programamos para lançar no 'Hosana Brasil'.

Eu sabia que precisava estar aqui nesses dias para cantar a vitória de Deus na minha vida. O câncer tira tudo de nós, tira a nossa dignidade. Nós nos tornamos como um "trapo" em cima da cama. Passei muita vergonha diante até de pessoas desconhecidas, que precisavam trocar as minhas fraldas.
Mas permanece a fé. Essa ninguém tira. Quem tem fé não perdeu nada, pois ela nos projeta quando estamos mais cansados e doloridos.

Muitos pensaram: "O Padre Léo não sai dessa". Mas pensei até em escrever um livro com o nome "As graças que o câncer me deu". Tive a graça de ficar doente na casa do padre Jonas, Eto e Luzia. Eles fizeram por mim o que a minha família e a minha comunidade não poderiam fazer. Por isso eu precisava estar aqui e gritar "Hosana! Vitória de Deus".

Na vida, só é derrotado quem não tem verdadeiros amigos e Jesus. Pois, quando temos amigos que são amigos de Jesus, a nossa vida ganha um novo sentido. Por mais "pesados" que estejamos, nós ainda aspiramos às coisas do Alto.

A Palavra de Deus diz: "Vossa vida está escondida com Cristo em Deus" (Colossenses 3,3). Tenho dó de quem não tem fé, pois esta é a única coisa que não nos será tirada. Eu já tinha dó de gente feia, agora tenho muito mais de quem não tem Jesus.

O cristão é chamado a ser semeador do céu, "carimbador" do céu. Estamos ensinando nossas crianças a ter um corpo "carimbado" pelas coisas do Alto? A minha vida continua escondida com Cristo. O que eu tenho feito com meu corpo? As minhas amizades têm sido verdadeiras ou tenho usado as pessoas?

Você está se "nivelado" com as coisas de baixo? Rompa com o pecado, meu irmão. Não sei qual pecado ou vício você está enfrentando, mas será que você buscou de fato romper com isso? Já buscou o sacramento da confissão sinceramente?

Derrame sua alma hoje na presença de Deus. Na hora da santa Missa é Jesus quem se faz presente. Já ouvimos falar: "Que vida é essa que estou vivendo?" Você vai encontrar essa vida quando buscar as coisas do Alto.

Paulo começa este texto com uma condicional: "Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto" (Colossenses 3,1) Sua feição diz mais das coisas do céu ou da terra? Em qual situação da sua vida ainda é preciso colocar o "carimbo" do céu?

Espírito Santo, vem em socorro à minha fraqueza. Dá-me a graça de "carimbar" a minha vida inteira com as coisas do Alto. Eu cansei dessas coisas da terra, cansei de pecar. Vem em socorro à minha fraqueza. Espírito Santo, Tu que és especialista em socorrer aqueles que são fracos. Eu sou fraco, preciso da tua graça. Quero "carimbar" minha casa, meu carro com as coisas lá de cima. Quero "carimbar" também o meu tempo para estar no tempo de Deus.


( Padre Léo, scj - Padre do Sagrado Coração de Jesus, fundador da Comunidade Bethânia que tem como carisma o trabalho de recuperação de dependentes químicos. )

Pregação feita por Dunga : Deixar Deus podar

A Palavra de Deus vem de uma maneira muito especial, hoje, tanto para nós que já estamos há um bom tempo na caminhada quanto para os que estão chegando agora. A caminhada com Deus é para o resto da vida, ao longo dela somos cuidados pelo Senhor.

No percorrer da vida, quando percebemos os frutos de nossa caminhada, Deus vem e nos poda. A gente pensa que Ele está judiando de nós, não compreendemos o porquê disso, mas tem um motivo, como nos ensina a Palavra.

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto." (cf. Jo 15, 1-2)

Depois de um certo tempo, fica mais fácil acolhermos estas podas, mas nas primeiras dá vontade de brigar com Deus. Isso é muito comum nos jovens, naqueles que estão no início da caminhada. Meu irmão, se você está sendo podado: Calma! É só poda! Se você está dando frutos, não há com o que se preocupar.

"Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim." (Jo 15, 4)

Permanecer é estar apesar de... Isto é, perseverança é uma "santa" teimosia. Estar em Deus é resolver os problemas pessoais n’Ele. É "propaganda enganosa" quando dizem que, ao seguir Jesus, não teremos mais problemas, pois Ele mesmo nos diz que sempre teremos aflições.

Talvez você diga que a Canção Nova é um pedacinho do céu, mas isso é claro, pois você deixou seus problemas em casa! Quando chegar lá você vai dizer: "Problema: cheguei!"

Mas pode ser que a sua casa tenha ficado, um dia, sem problemas, pois ele foi para a Canção Nova, porque, talvez, seja você o problema... Isso pode ter acontecido porque você não aceitou as podas de Deus, ficou cheio de "folhas", mas sem "frutos".

As pessoas vêm a nós na expectativa de encontrar alimento para suas almas. Não podemos decepcioná-las. De tempos em tempos, Deus vai podar quem dá frutos. Permita que Ele pode você.

Fico imaginando Deus podando a gente, chegando nesta "árvore", que sou eu, e dizendo: "Não relute, eu vejo lá na frente, vejo seu crescimento". É assim que Deus nos trata.

Se você estiver passando por um período de poda não se revolte, antes, permaneça firme! A vontade de Deus é a nossa santificação, que acontece ao longo do caminho. Os problemas sempre terão o mesmo tamanho, mas você não. Você sempre vai crescer.

O que vale mais: o meu tempo ou o de Deus? É claro que é o de Deus! Quando Ele me atender eu poderei olhar para trás e me alegrar e agradecer-Lhe por ter perseverado.

Deus reserva coisas novas para cada um de nós, nas diversas etapas da vida. Ele quer cuidar de você, mesmo quando já estiver velhinho.

"Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor".(cf. Jo 15, 9-10)

A nossa alegria não depende de um momento, nem de um fato isolado, ela não está condicionada a uma coisa: permanecer em Deus.

A nossa vida precisa ter sabor a cada período, a cada instante, e ela só pode ser fantástica se permanecermos n’Ele. Tudo o que partilhamos neste momento é pedagogia de Deus. Não serão poucas as podas que Ele fará em sua vida, isso porque encontra frutos em você. Não seja uma pessoa convencida, mas reconheça os frutos que estão em você.

Deixe virem as podas, as dificuldades, porque aquele que dá frutos, Deus costuma podá-lo, para que possa dar mais frutos.

Palestra feita pelo Pe Paulo Ricardo : Alegria, segredo de Paulo - 06/07/2008

É uma alegria estarmos reunidos na casa de Deus. E esse é o tema que eu quero falar nessa pregação, a alegria no Senhor.

“Alegrai-Vos sempre no Senhor” (Filipenses 4,4).

É próprio do jovem a alegria, mas de onde vem alegria do jovem? E como distinguir a alegria falsa da verdadeira alegria? Como a gente faz isso? Eu quero fazer a reflexão dessa alegria, por isso eu tomo a figura de São Paulo.

A Igreja está celebrando o Ano Paulino, precisamos durante todo este ano estar atento a figura de São Paulo. Ele é o grande apóstolo da juventude. Ele também viveu uma juventude no pecado antes da conversão. São Paulo se converteu por volta de seus 20 e poucos e anos, ele estava presente quando o primeiro mártir da Igreja foi apedrejado.

Na Carta aos Filpenses, dezesseis vezes São Paulo fala de alegria. Mas qual será a situação que ele vivia para exortar tanto os Filipenses à alegria? São Paulo escreve essa carta na prisão, ele estava nas correntes, então nós ficamos agora perdidos, como pode São Paulo prisioneiro, perseguido e prisão não é coisa boa, dizer: “Alegrai-vos no Senhor”. Quem é o segredo de Paulo?

Quando se fala da alegria, o jovem olha para aquele balão lindo, mas vazio por dentro. Às vezes os jovens ficam alegres na rua, brincam com seus amigos, mas chegam em casa e fecham a cara, então a alegria não era verdadeira.

Jovem gosta de andar em grupo, o jovem sem a turma fica completamente perdido. É importante que você jovem, encontrando sua turma em Cristo saiba viver na verdadeira alegria.

Para entendermos a alegria, vamos entender a tristeza primeiro. A tristeza é dom de Deus. Não fique espantado! Quando Deus criou o homem ele deu a ele a tristeza para que quando o homem perdesse Deus ele ficasse triste e voltasse a Ele. Foi o presente para o filho pródigo, que quando estava com os porcos disse entristecido: “Vou voltar para a casa”.

Se você jovem está triste é porque você perdeu um deus. Se o seu deus é o prazer, e se você busca a felicidade no prazer e encontra a falsidade desse deus, você fica triste. Quando você perde seu falso deus, você fica triste.

Se você anda triste é porque você está perdendo alguma coisa que está ocupando o lugar de Deus. O sexo é dom de Deus, mas se você usa mal o sexo, ele também pode servir para o mal. Tudo aquilo que é dom de Deus pode ser usado para o bem e para o mal. A tristeza é dom de Deus para que a gente caia na real. Talvez você usa a tristeza para ficar revirando como porco na lama, chorando a morte de seu falso deus. A conversão consiste nisso. Se você está triste examine sua consciência, e veja qual foi o deus que morreu. Talvez essa tristeza seja por causa do pecado que te leva à conversão, aí a tristeza é um bem.

Se você faz da sua namorada uma deusa, ou do seu namorado deus, você irá se perder. Quando você transforma seu namorando em um deus e vê que ele não vai dar conta de ser o deus que você queria, a tristeza toma conta do relacionamento. Ninguém pode preencher o lugar de Deus no nosso coração.

Como é a verdadeira alegria? Vamos olhar para São Paulo, ele é um gigante, veja o que ele escreve na Segunda Carta aos Coríntios:

“Muito mais pelos trabalhos, muito mais pelos cárceres, pelos açoites sem medida. Muitas vezes vi a morte de perto. Cinco vezes recebi dos judeus os quarenta açoites menos um. Três vezes fui flagelado com varas. Uma vez apedrejado. Três vezes naufraguei, uma noite e um dia passei no abismo. Viagens sem conta, exposto a perigos nos rios, perigos de salteadores, perigos da parte de meus concidadãos, perigos da parte dos pagãos, perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, perigos entre falsos irmãos! Trabalhos e fadigas, repetidas vigílias, com fome e sede, freqüentes jejuns, frio e nudez! Além de outras coisas, a minha preocupação cotidiana, a solicitude por todas as igrejas!” (II Coríntios 11,23-28)

É esse homem, com esse currículo dentro da prisão que diz: “Alegrai-vos no Senhor”. Essa alegria de São Paulo, não vem da cocaína, quando ele escreveu aos Filipenses ele não estava chumbado, ele estava cheio da alegria que vem do céu, é essa a nossa alegria.

O que você precisa saber é que existe uma alegria que não passa depois que apaga as luzes do sábado à noite. Eu sei que você quer a alegria que se apaga com as luzes de sábado à noite.

Na prática como se dá essa alegria? São Paulo foi “atropelado” por Jesus, no momento que ele mais odiava Jesus. E ali ele experimentou que aquele que ele mais odiava é que mais o amava. A experiência de ser amado no pecado foi a experiência que mudou a vida de Paulo. Por isso ele ficava irritado com os judeus que diziam que para ser amado por Deus tinha que ser obediente a Deus, ele seguia a lei e odiava a Jesus. Com toda obediência não se sentia amado. Ele ficava irritado com os judeus porque ele sabia que a fonte da alegria dele era ter sido amado por Deus quando ele ainda estava no pecado.

Meu irmão, Deus ama você do jeito que você está. Ele vai te buscar quando você está no meio do pecado, e essa é a grande experiência de São Paulo.

São Paulo vê claramente que aquelas prisões não são nada diante da forma que Deus o amou e que ninguém é capaz de amá-lo. Saber que sou amado assim, e passar a vida com esse olhar, faz toda a diferença do mundo. É você saber que mesmo coisas ruins acontecendo, Deus o ama mesmo assim.

Nós estamos falando de São Paulo que fazia curas e milagres; até o guardanapo dele curava, está aí o significado das relíquias. No entanto esses milagres não evitaram que ele terminasse sua vida na prisão. Em nenhum momento ele quis fazer um milagre para si. Ele não quis estar livre do sofrimento, mas em todo momento ele ofereceu seu sofrimento para que todos soubessem desse amor que Deus tem por nós.

Meus irmãos, a centralidade da nossa fé é essa. Por isso cuidado com os “cães”! Os “cães” que estão operando, os falsos pregadores do Evangelho que querem fazer da Igreja de Cristo supermercado da fé. Você paga e recebe a graça que você quer, a prosperidade. Como falar de prosperidade, tem alguém que deu mais a vida por Deus que São Paulo e tem toda essa lista de sofrimento?

Qual é o caminho que satanás usa para gente perder a fé? Primeiro ele põe um deus falso na nossa cabeça. Se você dá dez e ele te dá mil, quando isso não acontece, satanás vem e fala que deus não existe, e se existe ele não liga para você.

Meus irmãos, aprendamos com São Paulo, o amor de Cristo nos impele, e essa alegria de ser amado por Deus, mesmo no meio das nossas fragilidades, ninguém pode roubar de nós. Se você caiu, levante-se pela milésima vez, tenha a coragem. Essa é alegria de Paulo. Nós estamos aqui, mas não é para este mundo, pois no céu está preparado uma glória para nós. Esse é o segredo de São Paulo. Ele poderia ser um deprimido, teria todo o direito de reclamar de Deus, mas ele não reclama e no meio das dores ele diz: “Alegrai-vos no Senhor”.

São Paulo ainda diz: “Eu corro para alcançar a Cristo, Ele já me alcançou, mas eu ainda não alcancei”. Você que é jovem PHN sabe que Cristo já alcançou você, e se São Paulo diz isso, nós também devemos dizer. E São Paulo diz: “Deixando o que está para trás e me lanço a meta. Se São Paulo diz que ainda não alcançou a Cristo, o que nós devemos e podemos dizer é que ainda não alcançamos a Cristo. Deixe o que é velho para trás e se lance a Cristo, nesse heroísmo.

Não existe heroísmo maior que ser de Cristo. Então jovens, vocês que andam em manadas, ajude um ao outro. Para você ser cristão de verdade, você precisa se unir a sua comunidade e é na comunidade que você será cristão incentivando uns aos outros. Na comunidade nós nos purificamos e nos damos forças, se um caiu, o outro ajuda levantar. Uma das coisas para a gente sair do pecado é tirando os outros do pecado.

Depois de dezesseis anos de padre, eu ainda preciso alcançar a Cristo. São Paulo é o nosso modelo, porque ele se deixou consumir pelo amor aos irmãos. Hoje a gente se cansa nas viagens e começa a reclamar se a conexão atrasa; pedimos a Deus para o avião chegar logo. Ali eu me lembro de São Paulo, e vem a vergonha de não ter a alegria de São Paulo e peço perdão a Deus.

Eu não sei como é sua comunidade, mas seja cristão com os outros e para os outros. Não entre na Igreja para sugá-la, mas para doar a sua vida porque você já foi amado. Você entrou na Igreja para amar porque você já foi amado. Não reclame da Igreja, mas ame a Igreja. Não reclame das pessoas que Deus colocou ao seu lado para sua santificação, pois você já foi amado.

A caridade de Cristo nos impele. Eu deixo a vida velha e me lanço nos braços de Cristo. “Alegrai-vos no Senhor”.
Alegre-se em Deus. Deixe para trás o seu pecado e se lance para Deus, se entregue a alegria de servir Aquele que morreu por você.

Palestra feita por DUNGA nos 10 anos do PHN

A Palavra de Deus diz assim Mateus 17,1-8: “1.Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha. 2.Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. 3.E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele. 4.Pedro tomou então a palavra e disse-lhe: Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias. Falava ele ainda, quando veio uma nuvem luminosa e os envolveu. E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; ouvi-o. 6.Ouvindo esta voz, os discípulos caíram com a face por terra e tiveram medo. 7.Mas Jesus aproximou-se deles e tocou-os, dizendo: Levantai-vos e não temais. 8.Eles levantaram os olhos e não viram mais ninguém, senão unicamente Jesus”.

Essa Palavra nos inspirou para vivermos esse acampamento que comemoramos os 10 anos de PHN, uma data fantástica. Não sei o que vocês entendem por 10 anos. Mas há 10 anos eu fiz a música "Restauração", e toda a letra dela fala do momento que eu estava vivendo.

Eu e um irmão de comunidade, Paulinho, fazíamos um programa na TV (Canção Nova) ‘Resgate Já’, e para a gravação do programa, fazíamos visitas em casas para recuperação de drogados, e que tinham HIV, FEBEM, lares para menores abandonados, Carandiru. Ali nós víamos pessoas morrerem na nossa frente, e foi nascendo dentro de nós uma compaixão por aquelas pessoas, que em sua maioria eram jovens. E Deus inspirou o PHN em nosso coração, que passou a também ser a motivação de toda a Canção Nova, porque repartindo a responsabilidade, repartimos também os méritos, trabalhamos para isso. Nasceu, então, a frase ‘Por hoje não posso mais pecar’.

Deus disse: ‘Não vos preocupeis com o dia de amanhã’, e por vezes muitos se esquecem de viver bem o dia de hoje, que é o único dia que você tem. Nós só temos esse dia, e nesse dia você vai viver esse processo de transfiguração, que quer dizer restauração, esse processo lindo, que muitos já passaram e que hoje passam por uma transfiguração, que quer dizer cruzamento. O cruzamento de duas figuras, o rosto de Jesus sendo transfigurado com o seu. Esse seu rosto que muitas vezes manifestou ira, malícia...

Se o rosto está feio é porque o coração está feio, porque não existe gente feia nesse mundo. Existe gente que não sabe combinar as coisas, as roupas; por exemplo, listrado com xadrez, não combina, mas o que torna feia a pessoa são os ressentimentos, a tristeza do coração que reflete no rosto.

Portanto, quando Deus te traz aqui, porque você foi atraído a estar aqui, e você veio aqui porque o amor de Deus te conquistou. Deus te trouxe para que você seja transfigurado. Quem te trouxe aqui foi um amor que você simplesmente não conseguiu mais fugir, e isso é transfiguração, é Deus chegando até você.

E olha meu irmão e minha irmã, as pessoas que estão ao seu redor: pai, mãe, filho, filha, esposo, esposa... são pessoas que fazem parte da tua vida, elas anseiam por verem o seu rosto transfigurado com o rosto de Cristo, e esse seu rosto que é bom, vai ficar melhor ainda. Existe um lugar que espera você chegar, é a sua casa, e é para lá que você está voltando.

Foi muito bom estar aqui, não foi? Muitas pessoas aqui até pensam assim: "Que bom estar longe de casa, sem aquela pessoa no meu pé", E talvez na tua casa alguém diga a mesma coisa: "O problema está na Canção Nova". Mas saiba, se o coração muda, mudam as palavras, muda a fisionomia, muda até o silêncio que a gente faz. Se o coração muda, a conversão acontece.

ão dá para negar, o clima, o ambiente, o semblante, você está diferente. Está transfigurado através dos shows, das pregações, das partilhas, da Eucaristia.

Pense: "Você passou a madrugada PHN, desde sexta-feira às 16h até agora, sem parar". Você está até com uma carinha de bobo, mas não é bobeira não, é porque você está feliz, jovem!

Nesse exato momento, tem gente entrando no motel, e naquela cama do motel ficam homem com homem, mulher com mulher, pessoas com animais, esposo com esposa de outro e etc. A cama do motel é o parque de diversão de satanás. Se você já foi, não vá mais, nunca mais, porque ali acontece a ‘desfiguração’.

Eu suplico a você que saindo da Canção Nova que você perca a vergonha. Não tenha vergonha de ser de Deus, de falar de Deus, de adorar a Deus, porque é essa vergonha que faz de nós um povo tímido, pessoas sem expressão. Vivemos uma maravilha, mas queremos guardar para nós. Não! Testemunhe a transfiguração que está acontecendo com você.

A transfiguração é um convite que Deus faz para nós.


O tema desse encontro é: "Não tenhais medo. Eu vos convido a uma transfiguração". E é o que aconteceu. Você simplesmente experimentou isso!

Eu desejo que assim como as fotos que você tirou aqui nesse acampamento serão reveladas mais tarde, assim também o filho e a filha de Deus que está em você seja revelado.