domingo, 14 de outubro de 2007

Doenças espirituais

As doenças espirituais que atingem todos são: ira, tristeza e acídia. São visíveis tanto nos iniciantes, como nos que já estão caminhando por mais tempo.

A ira é saudável, a ira de Deus é para nos ajudar, nos corrigir. Jesus é manso e humilde de coração, mas também pegou o chicote e expulsou o povo do templo. Ele é doce e suave, mas morreu numa cruz. Eles crucificaram Jesus porque Ele incomodava, tocava nas feridas das pessoas e amava.

As pessoas que querem leis para impedir os pais de educar seus filhos é uma vergonha.
Temos que saber usar a ira, ela é um dom de Deus. Ele nos deu a ira para nós odiarmos o mal e o pecado. Parem de ser pacifistas porque isso é artimanha de satanás. Eu por exemplo não quero ter armas, mas quero ter o direito de ter.

A tristeza também é um dom de Deus, serve para nós chorarmos e nos arrependermos de pecar, de ‘perder’ Deus. Mas as pessoas usam a tristeza para sofrer pelo pecado e sua destruição. Ai está a doença e a infelicidade, não choramos pelo Deus verdadeiro, mas pelos deuses falsos.

A tristeza está ligada a todas as outras doenças, seja pela gula, pelo dinheiro, pelo sexo. Porque não ficam satisfeitos, estão buscando felicidade onde não tem e aí vem a tristeza.

A acídia é uma doença que tem um caráter ambíguo, parece com a tristeza. O lema dessa doença é quando a pessoa: odeia o que tem e deseja o que não tem. A pessoa acídia não suporta o que é, não se aceita, não se perdoa.

A pessoa adulta que já construiu sua vida começa a reclamar, a rever o que fez e pensar no que podia ter feito, começa a questionar se ainda vai ser feliz, porque cria um sentimento de insatisfação e culpa os outros, porque esperou demais o que não era real. Mas as criaturas não são capazes de nos dá felicidade, infelizmente nós esperamos que ela venha aqui e agora. O mundo está cada vez mais doente de acídia.

Não podemos confiar muito nem em nós mesmos, porque temos uma inclinação para o pecado. O papa nos diz que temos que lutar sempre contra o mal, porque essa é nossa tendência.

Só iremos vencer todas essas doenças na ressurreição. Porque não acontecerá paraíso aqui na terra. Portanto temos que perseverar!

Padre Paulo Ricardo