* Como nos dizia o Papa João Paulo II, o Rosário é o "compêndio da Bíblia". Nele meditamos, em cada mistério, todas as passagens bíblicas: os Mistérios da Alegria (ou Gozosos - Anunciação do Anjo até o encontro do menino Jesus no Templo), Mistérios da Luz (ou Luminosos - Batismo de Jesus até a Instituição da Eucaristia), Mistérios da Dor (ou Dolorosos - Agonia de Jesus no horto até sua crucificação) e Mistérios da Glória (ou Gloriosos - Ressurreição de Jesus até à coroação de Nossa Senhora)
* Ao celebrar 24 anos de pontificado, no dia 16/10/2002, o Papa João Paulo II assinou a carta apostólica Rosarium Virginis Mariae em que acrescentou ao rosário, os cinco Mistérios da Luz, inspirados na vida pública de Jesus.O Papa, na época, fixou o período entre outubro de 2002 a outubro de 2003 como o ano do Rosário.
OS MISTÉRIOS DO SANTO ROSÁRIO
Conforme os termos da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, de 16/10/02, pelo Papa João Paulo II
1º PASSO - COMO REZAR UM TERÇO
- Ao apresentarmos este manual, trabalharemos com a hipótese de que o leitor conheça o terço apenas em sua forma física, não sabendo o significado das suas contas ou as orações nele contidas. Assim, iremos estudar o terço na sua forma básica, para que se possa entendê-lo adiante na totalidade.
- O oração do terço inicia na cruz que está na extremidade, onde reza-se a oração do Creio. Na conta seguinte (bolinha maior) reza-se a Oração do Pai-nosso. Nas três contas seguintes (bolinhas menores) rezam-se três Ave-Marias, sendo a primeira Ave-Maria em honra à Deus Pai que nos criou; a segunda, em honra a Deus Filho que nos remiu e, a terceira, em honra a Deus Espírito Santo, que nos santifica. Na outra seguinte (bolinha maior) , reza-se o Glória ao Pai. Agora, sim, iniciam-se os mistérios (o terço possui cinco mistérios, onde cada mistério é composto de um Pai-nosso e dez Ave-Marias). Primeiramente se reza um Pai-nosso, onde cada bolinha menor representa uma Ave-Maria. Chegando-se na bolinha maior, que completa a primeira dezena, reza-se novamente o Pai-nosso e mais dez Ave-Marias e assim sucessivamente. No intervalo de cada mistério, serão recitadas jaculatórias que veremos depois e, no final do terço, a oração da Salve Rainha. Se você entender isto, já sabe rezar o terço básico, sem as contemplações, que também serão estudadas adiante. Na ilustração abaixo visualizaremos o que foi dito; Ao posicionarmos o cursor do mouse sobre os tópicos da coluna da esquerda, serão visualizadas as orações que integram o terço :
OFERECIMENTO DO TERÇO
|
|
- Ao iniciarmos, apresentamos nossas intenções do terço (Oferecimento). O Terço, em si, começa na cruzinha, onde reza-se o Creio. Na bolinha seguinte (maior), o Pai-nosso e três Ave-Marias nas bolinhas subsequentes (em honra a Deus Pai que nos criou, a Deus Filho que nos remiu, e a Deus Espírito Santo que nos santifica). Na bolinha seguinte (maior), o Glória ao Pai. Depois iniciam-se as dezenas, como explicamos acima. Ao final de cada dezena, após o Glória ao Pai, reza-se uma jaculatória (Ó meu Jesus) e isto se repete até o final do Terço, quando rezamos a Salve Rainha. (Se não conhece as orações, clique nos links acima - lado esquerdo). |
2º PASSO - ENTENDENDO O ROSÁRIO
- A etapa mais importante já aprendemos. Agora que sabemos como rezar o terço, entender o Rosário será mais fácil. Um Rosário completo é formado por quatro terços, onde cada terço representa, distintamente a contemplação dos seguintes mistérios: 1º terço - Contemplação dos Mistérios Gozozos; 2º terço - Contemplação dos Mistérios Luminosos; 3º terço - contemplação dos Mistérios Dolorosos; 4º terço - Contemplação dos Mistérios Gloriosos. (Obs: Antigamente, um Rosário completo era formado por três terços, mas o Papa João Paulo II, no dia 16/10/02, acrescentou a ele os Mistérios Luminosos, pela Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae)
Quatro Terços formam um Rosário, onde cada terço representa um mistério. Vejamos a ilustração:
Mistérios Gozosos Mistérios Luminosos Mistérios Dolorosos Mistérios Gloriosos + + + = 1 ROSÁRIO
Onde cada terço está subdividido em 05 (cinco) dezenas, cada uma representando um mistério. Por exemplo, ao rezarmos o primeiro terço (Mistérios Gozosos) , iremos contemplar cinco passagens diferentes: 1º. Mistério Gozoso até o 5º Mistério Gozoso. Aplica-se, assim, o mesmo critério aos terços seguintes (Mistérios Luminosos, Dolorosos e Gloriosos). No tópico seguinte, veremos as meditações dos mistérios de cada um dos terços que formam o Rosário.
3º PASSO - TODAS AS MEDITAÇÕES DO ROSÁRIO
Até aqui já sabemos como rezar o terço básico, bem como o Rosário, já que este é formado pela reza de quatro terços completos, cada um deles significando um Mistério. Cada Mistério está subdividido em cinco mistérios. Por exemplo, no terço do Mistério Gozoso rezaremos 5 (cinco) dezenas do terço, onde contemplaremos, em cada dezena, uma passagem bíblica. Veja na ilustração como divide-se a contemplação de cada um dos quatro terços que formam o Rosário:
1º TERÇO - MISTÉRIOS GOZOSOS
1ª Dezena 2ª Dezena 3ª Dezena 4ª Dezena 5ª Dezena - No 1º Mistério Gozoso contemplamos Anunciação do Anjo à Nossa Senhora - No 2º Mistério Gozoso contemplamos a visita de Nossa Senhora à sua prima Isabel. - No 3º Mistério Gozoso contemplamos o nascimento de Jesus. - No 4º Mistério Gozoso contemplamos a apresentação do Menino Jesus no Templo - No 5º Mistério Gozoso contemplamos a perda e encontro de Jesus no Templo.
2º TERÇO - MISTÉRIOS LUMINOSOS
1ª Dezena 2ª Dezena 3ª Dezena 4ª Dezena 5ª Dezena - No 1º Mistério Luminoso contemplamos o batismo de Jesus no Jordão - No 2º Mistério Luminoso contemplamos o 1º milagre de Jesus nas Bodas de Caná. - No 3º Mistério Luminoso contemplamos a proclamação do Reino de Deus e convite à conversão. - No 4º Mistério Luminoso contemplamos a Transfiguração de Jesus - No 5º Mistério Luminoso contemplamos a Instituição da Eucaristia.
3º TERÇO - MISTÉRIOS DOLOROSOS 1ª Dezena 2ª Dezena 3ª Dezena 4ª Dezena 5ª Dezena - No 1º Mistério Doloroso contemplamos a agonia mortal de Jesus, no Horto das Oliveiras - No 2º Mistério Doloroso contemplamos como Jesus foi açoitado e flagelado. - No 3º Mistério Doloroso contemplamos como Jesus foi cruelmente coroado de espinhos por seus algozes. - No 4º Mistério Doloroso contemplamos como Jesus pacientemente carrega sua cruz ao Calvário. - No 5º Mistério Doloroso contemplamos a crucificação e morte de Jesus
4º TERÇO - MISTÉRIOS GLORIOSOS 1ª Dezena 2ª Dezena 3ª Dezena 4ª Dezena 5ª Dezena - No 1º Mistério Glorioso contemplamos a Ressurreição triunfante de Nosso Senhor Jesus Cristo. - No 2º Mistério Glorioso contemplamos a Ascensão de Jesus ao Céu. - No 3º Mistério Glorioso contemplamos a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos. - No 4º Mistério Glorioso contemplamos a Assunção gloriosa de Nossa Senhora ao Céu. - No 5º Mistério Glorioso contemplamos a Coroação de Nossa Senhora como Rainha dos Céu e da Terra.
- Com este documento impresso, já somos capazes de rezar um Rosário completo sem dificuldades. Entretanto, temos a opção de rezar somente um terço por dia, obedecendo o ciclo semanal, onde cada dia representa um Mistério diferente. Vejamos: |
CICLO SEMANAL DO ROSÁRIO:
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado | Domingo |
Mistérios Gozosos | Mistérios Dolorosos | Mistérios Gloriosos | * Mistérios Luminosos | Mistérios Dolorosos | * Mistérios Gozosos | Mistérios Gloriosos |
Obs : * Veja que ordem dos terços e respectivos mistérios não corresponde à seqüência Rosário que estudamos, que são: Os Mistérios Gozosos, Mistérios Luminosos, Mistérios Dolorosos e Mistérios Gloriosos. No entretanto, a aplicação desta seqüência durante os dias da semana, Sua Santidade esclarece na Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae:
"Segundo a prática corrente, a segunda e a quinta-feira são dedicadas aos “mistérios da alegria”, a terça e a sexta-feira aos “mistérios da dor”, a quarta-feira, o sábado e o domingo aos “mistérios da glória”. Onde se podem inserir os “mistérios da luz”? Atendendo a que os mistérios gloriosos são propostos em dois dias seguidos –sábado e domingo – e que o sábado é tradicionalmente um dia de intenso caráter mariano, parece recomendável deslocar para ele a segunda meditação semanal dos mistérios gozosos, nos quais está mais acentuada a presença de Maria. E assim fica livre a quinta-feira precisamente para a meditação dos mistérios da luz." (No terço antigo, meditavam-se os Mistérios Gozosos na quinta e, os Gloriosos, no sábado)
Papa João Paulo II
- Reconhecendo a necessidade, o mérito e a excelência da Ave-Maria, é uma prática salutar a reza da Ladainha de Nossa Senhora e também a oração de São Bernardo, após a recitação do Santo Rosário:
LADAINHA DE NOSSA SENHORA = INVOCAÇÃO = = RESPOSTA = Senhor, tende piedade de nós Jesus Cristo, tende piedade de nós Jesus Cristo, ouvi-nos Deus Pai do Céu Deus Filho, Redentor do mundo Deus Espírito Santo Santíssima Trindade, que sois um só Deus Santa Maria Santa Mãe de Deus Santa Virgem das Virgens Mãe de Jesus Cristo Mãe da Divina Graça Mãe Puríssima Mãe Castíssima Mãe Imaculada Mãe Intacta Mãe Amável Mãe Admirável Mãe do Bom Conselho Mãe do Criador Mãe do Salvador Mãe da Igreja Virgem Prudentíssima Virgem Venerável Virgem Louvável Virgem Poderosa Virgem Benigna Virgem Fiel Espelho de Justiça Sede da Sabedoria Causa de nossa alegria Vaso Espiritual Vaso Honorífico Vaso Insigne de Devoção Rosa Mística Torre de Davi Torre de Marfim Casa de Ouro Arca da Aliança Porta do Céu Estrela da Manhã Saúde dos Enfermos Refúgio dos Pecadores Consolação dos Aflitos Auxílio dos Cristãos Rainha dos Anjos Rainha dos Patriarcas Rainha dos Profetas Rainha dos Apóstolos Rainha dos Mártires Rainha dos Confessores Rainha das Virgens Rainha de Todos os Santos Rainha concebida sem pecado original Rainha Assunta ao Céu Rainha do Sacratíssimo Santo Rosário Rainha da Paz Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo Rainha do Sacratíssimo Rosário - Senhor, tende piedade de nós - Jesus Cristo, tende piedade de nós - Jesus Cristo, atendei-nos - Tende piedade de nós - Tende piedade de nós - Tende piedade de nós - Tende piedade de nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós Rogai por nós - Perdoai-nos, Senhor - Ouvi-nos, Senhor - Tende piedade de nós - Rogai por nós, que recorremos a Vós
OREMOS: Ó Deus, cujo Unigênito Filho nos mereceu por sua vida, morte e Ressurreição, as recompensas da eterna salvação, fazei, vo-lo pedimos, com que honrando estes mistérios do santíssimo Rosário da Bem-Aventurada Virgem Maria, imitemos o que encerram e obtenhamos o que prometem. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém.
ORAÇÃO DE SÃO BERNARDO (LEMBRAI-VOS)
Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer que algum daqueles que tem recorrido a vossa proteção, implorando o vosso auxílio, e reclamando o vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animado, pois, com igual confiança, ó Virgem das virgens, como à Mãe recorro e de vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a vossos pés; não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus, mas dignai-vos de as ouvir propícia e me alcançar o que vos rogo. À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém.