quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Perguntas frequentes (vocações)

1. O que é essencialmente uma vocação à vida consagrada ou sacerdotal?
A vocação é essencialmente um chamado de Deus. Cristo, por amor, escolheu alguns homens e mulheres, como o fez com os apóstolos, e os convida a acompanhá-lo de perto compartilhando com Ele o seu mesmo estilo de vida e a colaborarem intimamente com Ele na sua missão redentora.

2. O que é que impulsa a um jovem a deixar tudo para ingressar na Legião de Cristo?
Se a vocação é um chamado de Deus motivado só pelo amor, só o amor, um amor grande e sincero por Jesus Cristo, pode impulsar um jovem a responder-lhe um “sim” decidido, valente e total, deixar tudo, e entrar para uma congregação religiosa –como é a dos Legionários de Cristo– para consagrar a Cristo a sua vida e ser Seu sacerdote para sempre.

3. Como um jovem pode saber se Cristo lhe chama ao sacerdócio na Legião?

O discernimento vocacional se realiza ordinariamente no ambiente da oração e da escuta atenta à voz do Espírito Santo na própria consciência; da vida sacramental freqüente; da entrega ao apostolado ou ao serviço aos outros e da sincera abertura e disponibilidade interior ao querer de Deus sobre a própria vida. Posto que também no âmbito espiritual, como diz o refrão: “ninguém é bom médico de si mesmo”; é de grande ajuda a guia de um confessor ou diretor espiritual competente.
Se um jovem experimenta na sua consciência que poderia ser Deus lhe estivesse chamando a ser sacerdote legionário de Cristo, poderia seguir o conselho de Cristo aos seus primeiros discípulos: “Vem e vê”, e procurar na sua região ou região mais perto o modo de aproximar-se para conhecer a congregação ou a algum sacerdote legionário, ou participar em retiros e atividades vocacionais organizadas pelos legionários, ou ir a um candidatado da Legião, que é um período de sério discernimento vocacional prévio a uma possível entrada ao noviciado legionário.

4. Não seria melhor ingressar no seminário diocesano?

O melhor sempre é o que Deus quer daquele que Ele chama. O seu convite sempre é específico: ser sacerdote diocesano é uma vocação concreta; ser sacerdote legionário de Cristo é outra.
Os sacerdotes diocesanos dependem diretamente do seu bispo, a quem promete obediência, e se dedicam às tarefas pastorais que o bispo lhes confia dentro da diocese.
Os Legionários são sacerdotes religiosos, formam parte de uma congregação religiosa. Como todos os religiosos na Igreja, se consagram a Deus pela profissão dos conselhos evangélicos: os votos de pobreza, castidade e obediência. Os legionários vivem em comunidade e regem a sua vida pelas constituições da Legião, aprovadas pela Santa Sé.
Por ser uma congregação religiosa de direito pontifício, e de acordo com as suas constituições, o seu apostolado está chamado a extender-se, em bem da Igreja, a todos os países do mundo.

5. Quais são as etapas de formaçao de um legionário?

O candidatado consiste em três meses de introdução, discernimento e transição para o novo estilo de vida. Assim que o candidato solicite a sua admissão, realiza o noviciado por dois anos, ao final do qual ele emite a primeira profissão religiosa.

As outras etapas de formação podem variar levemente conforme a idade, a preparação prévia e os interesses, dotes e necessidades pessoais de cada legionário. Normalmente depois do noviciado, o legionário passa por um ou dois anos de estudo das humanidades clássicas, cultura geral, música e línguas modernas, e depois empreende o estudo da filosofia.

Concluído o segundo ano de filosofia os religiosos em formação dedicam uns três anos a práticas apostólicas, interrompendo os estudos. Assim, ao mesmo tempo em que se exercitam no trabalho apostólico, se enriquecem com o contato e conhecimento direto da realidade em que vivem os homens. Voltam depois a um centro de estudos superiores da Legião onde concluem os estudos filosóficos e realizam os de teologia. Depois de 10-14 anos de formação recebem a ordenação sacerdotal.

6. Por que os legionários estudam e se preparam durante tanto tempo antes da sua ordenação sacerdotal?
Se do que se trata é formar o homem que Deus tem escolhido para o sacerdócio em todos os aspectos e de segui-lo na sua maturidade evolutiva para que chegue a ser um sacerdote conforme o coração de Deus, então, não se pode pretender saltar ou queimar as etapas da sua evolução.

7. Qual é a relação de um legionário com a sua própria familia?
Os legionários amam os seus familiares, e muito. Escrevem-se, enviam-se mensagens de correio eletrônico, se falam por telefone, se é possível se visitam, se ajudam a ser fiéis ao plano de Deus para cada um, se encomendam em suas orações... Isto não tira que o chamado de Deus e a vocação à vida religiosa implicam um desprendimento da própria família, uma exigência séria na formação e no ministério pastoral e também uma certa separação geográfica que pode ser dolorosa, sobre tudo ao início.

Isto não tem mudado desde que Jesus chamou os apóstolos, mas junto com o sacrifício que Deus pede, também dá as graças necessárias e sempre abençoa a generosidade. Não são poucas as famílias que experimentam particularmente próximo o seu filho ou seu irmão sacerdote e como um grande presente de Deus.

8. Que meios os pais de família podem pôr para cultivar a possível semente de uma vocação sacerdotal ou consagrada entre os seus filhos?
A vocação, ao ser um chamado de Deus, não é algo se suscita “em casa”, muito menos algo que os pais podem impor; tampouco frear. Mas o chamado de Deus a uma alma, como é eterno, é uma semente já semeada por Ele e oculta no coração dos filhos que algum dia –mais cedo ou mais tarde – se descubrirão convidados por Deus para esta missão. O que podem fazer os pais de famílias cristãos para cuidar e facilitar que algum dia germine a semente de uma possível vocação em sua casa? Simplesmente viver em um lar autenticamente cristão. Ensinar os seus filhos a rezar.
Educá-los na fé e no amor a Deus, e viver em família a prática sacramental, especialmente a missa domenical e a confissão freqüente. Dar testemunho de amor no matrimônio, na família. Formar os filhos na virtude da caridade e a generosidade para com o próximo, com a palavra e o exemplo, fazendo-os capazes de entregar-se aos outros. Ensinar os seus filhos a viver com convicção a moral cristã, de modo que mantenham aberta a sua consciência à voz de Deus, e experimentem na sua vida que não existe verdadeira felicidade fora do querer de Deus. E encomendar, com generosidade e confiança, à Santíssima Virgem o futuro de cada um dos seus filhos. Se algum dia um filho ou filha chega a dizer-lhes: “Quero consagrar a minha vida a Deus”, corresponderá aos pais apoiar e alentar o sim generoso que os seus filhos deram a Deus.

9. Uma criança ou adolescente que estuda em um centro vocacional da Legião pode optar livremente pelo sacerdócio ou por outro caminho?

Deve-se deixar todos os espaços possíveis para que a eleição se realize como Deus quer, ou seja, em um âmbito de completa liberdade. Mas esta liberdade, para que seja tal, implica também que a graça possa fazer a sua obra na alma, ou seja, que exista um ambiente de oração, de escuta do chamado de Deus, de recepção dos sacramentos, da proximidade respeituosa, amável e atenta dos formadores. A experiência secular da Igreja no trabalho com as vocações sacerdotais nos confirma a maravilha da ação da graça divina na alma do chamado, que surpreende e vai além de toda perspectiva humana. Estamos convencidos de que um adolescente e inclusive uma criança pode sentir no seu interior de modo nítido o chamado de Deus. Claro que este chamado tem que ser estudado e verificado. A semente, lançada por Deus na alma jovem, deve crescer e amadurecer. Isto requer tempo e também espaços de verdadeira libertade para fazer uma eleição adequada. Oferecer-lhe ambientes que o induzam ao pecado e o afastem assim de Deus é deixar espaço de verdadeira liberdade ao adolescente? Não é o pecado a única verdadeira escravidão? Os espaços de liberdade são os que a graça cria. Estes espaços são os que criamos nos nossos centros vocacionais.

10. A vocação sacerdotal na Legião é um caminho de autêntica felicidade e realização pessoal?
É sim. Para aqueles que Deus chamou a ser legionários, a sua vocação sacerdotal é um caminho de autêntica felicidade e realização pessoal.

Deus, que é Amor, e é fiel às suas promessas, é capaz de encher plenamente o profundo desejo de amar e ser amado; nisso consiste a felicidade de todo ser humano.

Cada dia se vê com mais claridade, aprofundando na consciência dos homens, que estamos feitos para Deus e que fora Dele é impossível ser feliz.

Quando o Santo Padre João Paulo II cumpriu 50 anos de sacerdócio, no Vaticano se celebrou este aniversário com um evento que se chamou: “O amor maior”. A vocação sacerdotal é uma vocação ao amor maior, um amor que abrange Deus e todos os homens, sem exceção, e que engrandece o limite do coração humano até um confim inifinito de generosa entrega.

E por isso os legionários são felizes. “Venis e vereis”...

Nenhum comentário: