quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A formação integra - www.legionariesofchrist.org

A formação integral consiste em formar ao homem que Deus escolheu para o sacerdócio, para eu chegue a ser um sacerdote conforme o coração de Cristo.

A formação integral nasce de um desejo sincero de viver até as últimas conseqüências o mandamento da caridade. Porque o legionário ama os seus irmãos, quer ser um instrumento apto para transmitir a mensagem do Evangelho.

A formação integral consiste em formar o homem que Deus escolheu para o sacerdócio, para que chegue a ser um sacerdote conforme o coração de Cristo. Os sacerdotes que se formam na Legiao devem imitar a Jesus Cristo em todos os aspectos da sua personalidade e tê-lO como modelo supremo da sua vida pessoal e da sua atividade ministerial.

A formação integral abrange as áreas de formação: humana, espiritual, intelectual e apostólica.

Formação humana

Esta área da formação se centra nas virtudes humanas, base sobre a qual o Espírito Santo configura a imagem de Cristo em cada pessoa.

Para os Legionários de Cristo, o desenvolvimento pleno e harmônico da dimensão humana é o primeiro elemento, indispensável, da formação integral. Constitui, além disso, a base necessária para sua santificação e eficácia apostólica.

A Legião procura que cada um dos seus homens alcance a maturidade autentica: coerência entre o que é e o que professa; sinceridade, fidelidade e responsabilidade; capacidade para tomar decisões prudentes e opções definitivas; estabilidade de espírito, integração serena das tendências emotivas e paixonais sob o domínio da fé, da razão, da vontade e do amor; atitude de abertura e doação.

O legionário deve formar um espírito robusto e disciplinado; de vontade firme e tenaz; austero, ordenado, constante. Esforça-se por ser um homem cordial, comunicativo, capacitado para estabelecer relacionamentos com todas as pessoas; educado, cavalheiro, sincero, leal e agradecido. Um homem que coloca ao serviço da missão todas as riquezas com as quais o Criador o dotou.


Formação espiritual
Destinados a levar aos homens a mensagem redentora e santificadora do Envangelho, os Legionários de Cristo aspiram com todas as suas forças a serem homens de Deus.

Dedicam toda a sua vida à sua formação espiritual, e de modo especial os dois anos do noviciado.
Procuram assemelharem-se o mais possível a Jesus Cristo, fazendo Dele o modelo único do qual obtêm inspiração e força para o exercício das virtudes.

A base de todo o seu esforço espiritual é a vida de oração, de união com Deus. Querem ser homens humildes, de piedade profunda e autêntica. Buscam se entregar com simplicidade no serviço e na doação constante aos homens. A Legião de Cristo infunde nos seus membros um intenso desejo de alcançar a perfeição evangélica, de acordo com o exemplo de Cristo e a milenária tradição da vida consagrada na Igreja, conforme o próprio carisma, os votos de pobreza, castidade e obediência.

Os legionários procuram colaborar esforçada e cuidadosamente com a ação santificadora do Espírito Santo em suas almas, alimentando dia a dia uma fé luminosa, viva e operante; uma esperança gozosa; e uma caridade ardente e generosa.

Procuram crescer na vida de graça, especialmente através da prática freqüente e fervorosa dos sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia.


Formação intelectual
De acordo com as exigências da sociedade contemporânea, a Legião de Cristo proporciona aos seus membros uma preparação intelectual sólida, profunda e seleta, condição indispensável para aqueles que têm a missão de transmitir aos homens a luz do Evangelho.

Mesmo que completem a sua formação com o estudo das ciências humanas durante um ou dois anos, os legionários de Cristo procuram preparar-se, por encima de tudo, nos campos estritamente sacerdotais da filosofia, da teologia, do direito canônico, da história da Igreja, da patrística e da Sagrada Escritura. Ordinariamente se procura que os legionários obtenham o grau de doutorado ou de licenciatura em alguma das disciplinas.

Esta formação intelectual se prolonga durante toda a vida, ordinariamente através do estudo pessoal e de cursinhos anuais de atualização nas diversas matérias.



Formaçao apostólica
A Legião de Cristo procura que os seus homens sejam apóstolos convictos que guiem o seu agir por convicções e motivações profundas, que se entreguem completa e sincereamente à missão, com espírito de comunhão eclesial. O legionário de Cristo cultiva um zelo vibrante para ajudar aos Pastores da Igreja na sua missoa de levar o Reino de Cristo aos homens e às sociedades.

Sacerdotes cujo primeiro e máximo interesse está em transmitir aos homens o conhecimento e amor de Jesus Cristo. E para isso procura utilizar os métodos e meios mais eficazes, conforme as circunstâncias de tempos e lugares.

Ao longo dos anos de formação, os legionários se exercitam através da prática de algum trabalho apostólico no tempo designado para isso: catequese aos jovens e adultos, círculos de estudo com universitários, profissionais e operários, direção de centro de reflexão e animação de grupos juvenis, colaboração na pastoral paroquial, educação, obras de caridade, etc...

Terminado o segundo dos quatro anos de filosofia, enterrompem os estudos para dedicar dois ou três anos integramente ao apostolado. Deste modo, ao mesmo tempo que se exercitam no trabalho apostólico, se enriquecem com o contato e conhecimento direto da realidade na qual vivem os homens. Sobre tudo é aqui aonde procuram desenvolver o espírito de luta, de trabalho, de laboriosidade, de eficácia no seu labor pastoral. Aprendem que “o legionário deve dizer pouco e fazer muito”, para evitar que o irmãos necessitados de luz e consolo se vejam privados do auxílio que ele lhes pode dar, e para não cair na busca insensata do aplauso humano e a compensação pelo realizado. Também aprendem que o legionário “deve fazer mais em menos tempo”, pois não tem tempo para perder diante das urgentes necessidades materiais e espirituais dos homens. O legionário se compromete na extensão do Reino de Cristo, lutando por fazer vida de cada homem e cada sociedade o espírito de justiça e de amor evangélicos.

Nenhum comentário: