quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Você precisa de ajuda para fazer a sua meditação? Oferecemos-lhe aqui um guia para que possa realizá-la.

Pelo Pe. John Bartunek, L.C.

CONCENTRAR-SE
Cada manhã eu saio de casa com tempo suficiente para deter-me na paróquia, onde tem uma pequena capela de adoração aberta às 24 horas do dia. Deixo o celular no carro e entro na capela. Ajoelho-me e faço o sinal da cruz. A minha mente está cheia de muitos pensamentos e ainda estou cansado, pois não tive tempo de tomar uma xícara de café antes de sair.

Olho para o crucifixo e logo depois ao Santíssimo exposto... – Senhor, eu sei que vós estais aqui e nunca me deixais. Vós sois fiel. Obrigado Senhor por estar aqui. Obrigado por todos os dons que me tens dado: a vida, minha fé católica, minha vocação. Oh senhor, vós sois rei eterno e me tendes feito cidadão do vosso Reino. Só assim serei feliz. E isso é o que desejo, ser feliz. Para isso me criastes e é o que me impulsiona a Vós. Sei que nunca deixais de me chamar para estar mais perto de Vós. Guiai os meus pensamentos nesta manhã, enchei o meu coração de amor por Vós, fortalecei minha fé.

Ofereço-vos esta pequena oração para glorificar-lhe e para que o vosso Reino se estenda. Peço-Vos que me ajudai a aumentar a virtude da paciência no meu coração, enquanto passo este tempo meditando em sua palavra. Ensinai-me a ser manso e humilde de coração como Vós sois.

CONSIDERAR
Começo a procurar o livro de meditações que tenho usado e me dou conta de que o esqueci em casa mais uma vez. Felizmente há um missal no banco da frente. Pego-o e leio a passagem do evangelho do domingo anterior. Fala sobre não pôr vinho novo em odres velhos, e não pôr um remendo novo em um pano velho. Leio-o mais uma vez e nada me chama a atenção. Leio-o mais uma vez lentamente, mas só escuto a respiração da pessoa que está sentada atrás de mim. Senhor, ensinai-me o que quereis me dizer hoje! – Olho mais uma vez a custódia onde estais silenciosamente presente, mas nenhuma idéia aparece. Trago à minha mente o meu salmo favorito e o recito em silêncio dentro do meu coração.

- “Não está inflado, Javé, o meu coração, nem os meus olhos elevados. Não tomei um caminho de grandezas nem de prodígios que me vem de mão beijada. Não, mantenho a minha alma em paz e silêncio como criança desmamada no colo da sua mãe. Como criança desmamada está a minha alma em mim! Espera, Israel, em Javé desde já e para sempre!”

Como sempre, encontro muito material para considerar estas simples palavras. Ter confiança em Deus e entregar-lhe o controle da minha vida. Eu sempre estou me preocupando por ter o controle de tudo, especialmente do meu futuro; mas é Deus quem realmente tem o controle. Ele me criou, tem um plano para mim e quer que confie Nele. Veio ao mundo para ganhar a minha confiança. Ele está aqui agora presente na Eucaristia para reafirmar o seu amor e a sua onipotência. Devo confiar Nele. Preciso deixar que a quietude e o silêncio penetrem o meu coração.

CONVERSAR
- Meu Senhor, meu Deus e, meu Criador. Quem sou eu? Só uma pequena criatura. Um dos milhões de seres humanos que vagam pela terra. Não sou nada e, não obstante, sempre estou pensando em mim mesmo como se fosse o centro do universo. Vou fazer um silêncio interior para escutar por um momento.

Meu amado Senhor, Vós sois o centro do universo e tendes o controle de todas as coisas. Sei que tendes um plano para minha vida e que, qualquer que este seja, será o melhor para mim, para minha família, para a Igreja. Vós me criastes para algo e quereis que eu o faça. Quero conhecer o vosso plano sobre mim e segui-lo. Oh Senhor, sou tão fraco. Preocupo-me tanto quando não posso ter tudo sob controle. Por que não me dizeis qual é o vosso plano em vez de que eu trate de advinha-lo, me preocupe e lute para descobrir o que quereis de mim? (pausa para escutar).

Os vossos caminhos são misteriosos, mas Vós sois Deus, eu não. A minha parte consiste só em fazer o melhor possível e em confiar em Vós para tudo o resto. Hoje, pelo menos, sei o que desejais que eu faça. Tenho as minhas obrigações, e apesar de que Vós saibais que eu preferiria esquivá-los e ir descansar, não o farei. Tratarei de fazê-los o melhor que possa porque isso é o que Vós queirais, Senhor, e Vós sempre queirais o que é o melhor para mim. (silêncio para poder escutar).

- Jesus, Vós sois o meu Mestre, o meu Salvador, a minha Luz, o meu Amigo. Envia o seu Santo Espírito à minha mente e ao meu coração para que possa ser um servo digno hoje.
- Maria, vós sabeis o que é caminhar na escuridão pelos caminhos de Deus. Não me deixeis escolher outro caminho. – Agora deixo um tempo mais longo para escutar.

Um par de minutos passa com uma variedade de pensamentos, alguns deles podem ser inspirações do Espírito Santo e outros, distrações do mundo, os quais eu procuro afastá-los assim que os identifique.

- Ah! Tenho que ligar para João às 14 h..., é uma distração, mas se não o escrevo sei que esquecerei. – Tiro a agenda, o anoto e com calma continuo contemplando o Santíssimo e desfrutando da presença do Senhor.

COMPROMETER-SE
Olho mais uma vez a Hóstia na custódia. – O que posso fazer hoje para mostrai-vos o meu amor, Senhor? Não me vem nada à mente. No meu programa de vida estou trabalhando na virtude da paciência. Sempre a perco quando falo com Jaime sobre a Igreja. Não conseguimos nos pôr de acordo. Hoje almoçaremos juntos. Não o vou contrariar e procurarei desviar a conversa para longe de estes temas que discutimos. Senhor, eu vos prometo que não discutirei com Jaime hoje. Quero que minha sinceridade e gentileza reflitam as tuas. Ajuda-me a ser mais como Vós. – Pai Nosso... Ave Maria… Glória…

Se eu fizer a meditação na manhã, é uma boa idéia fazer algo mais pela noite. Deter-me em uma igreja de volta a casa, rezar um mistério do Rosário, ou os cinco, antes de jantar ou em família. Ou passear por um parque depois das aulas ou do trabalho para fazer uma leitura espiritual por 15 minutos. Assistir a Missa todos os dia é o melhor modo de consolidar a vida espiritual; a comunhão freqüente e a participação atenta no Santo Sacrifício se combinam para fortalecer a fé, a esperança e a caridade mais que qualquer outro ato de piedade.

Nenhum comentário: