sábado, 19 de julho de 2008

O que é entregar-se a Jesus?

O que é entregar-se a Jesus?

Pedro passou toda e noite na barca, tentando pescar; mas infelizmente, "nada" conseguiu. Mas quando menos imaginava, o Senhor lhe ordenou: "Lança as redes para pescar". Se durante a noite inteira, tempo mais favorável para a pesca, nada se havia pescado, agora, de dia, parecia absurdo. Pedro reclama mas obedece. E o resultado foi surpreendente; "pegaram grande quantidade de peixes", de modo que as redes se rompiam. "Vendo isso, Simão Pedro caiu de joelhos diante de Jesus: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!" (Lc 5,8).

Enquanto Pedro diz: "Afasta-te de mim...", Jesus lhe responde: "Vem comigo...". Não foi Simão, o pescador, que convidou Jesus para pescar, mas foi Jesus quem convidou a Pedro: "Vem comigo e te farei pescador de homens". Jesus não tira a profissão de Pedro. Simplesmente a transforma. Muitos tem medo de seguir Jesus por temer perderem o que possuem. A primeira coisa que Jesus faz é respeitar. Antes de mais nada, começa por nos transformar e, aos poucos, vai dando tudo o que é preciso e tirando o que sobra.

Notemos algo muito interessante: Pedro foi chamado por Jesus no momento de maior êxito de sua vida, quando acabava de conseguir a pesca mais maravilhosa de toda a sua carreira, quando estava no cume da profissão de pescador. Mas, aquele homem de trinta anos trazia em seu olhar algo divino que atraía de forma irresistível, e suas palavras eram "palavras de vida eterna". Por isso, "imediatamente, deixando tudo, seguiu-o". Jesus não chamou nenhum fracassado, mas um homem que havia conseguido e estava experimentando o triunfo. A sutileza do Evangelho é maravilhosa: Pedro segue Jesus porque se lhe oferece algo muito superior ao simples êxito profissional.

"Pedro pôs-se a dizer-lhe: como vês, deixamos tudo e te seguimos. O que receberemos, então?". Tal frase sugere que Pedro enumerou cada uma das coisas que tinha deixado. Quando Jesus por seu lado repele esta lista de "casa, mulher, irmãos, pai e filhos", está mostrando que Pedro tinha feito alusão a estas coisas.

Mas, devemos examinar muito bem a resposta de Jesus. Ele não diz: "Vocês que deixaram tudo e me seguiram"; mas sim: "Vocês que me seguiram..." (Mt 19,28). Em outras palavras, o mais importante não é o que se deixou, mas o que se adquiriu. Quer significar que o mais importante não são as pérolas que foram vendidas, mas aquela, de grande valor, que se comprou. O olhar de Pedro deve estar no tesouro encontrado... já não deve voltar-se para trás, e contemplar as coisas que deixou; ao contrário, deve considerar que valeu a pena ter feito isso para comprar aquele campo. É como se Jesus lhe dissesse: "Não foi porque você deixou tudo que me seguiu, mas porque me seguiu, renunciou a tudo mais".

Não se vendem as pérolas para adquirir aquela de grande valor. É o contrário: porque se encontrou a "Pérola Preciosa" se é capaz de renunciar "com alegria" a tudo o mais. Ninguém vende suas pérolas se antes não encontrou outra de maior valor. Muitos pregadores falam mais das exigências de seguir Jesus do que do próprio Jesus. Ao passo que se apresentar uma pessoa real e viva que ama e porque ama exige, a coisa é totalmente diferente.

Não deixa de parecer presunçosa a frase do pescador: "Nós deixamos tudo". O que tinha deixado, então? Uma sogra e uma casa, uma mulher e uma barca. Bem pouco, certamente, mas era "tudo" o que tinha. Pedro tinha deixado "todo o pouco que tinha".

Todavia, encontramos algo curioso: Depois da cena em que, segundo Pedro, tinha deixado as redes e tudo mais, o Evangelho continua falando-nos da "barca de Pedro", da "casa de Pedro" e até da "sogra de Pedro". Será então, que não deixou tudo?

Pedro não entregou suas coisas ao Senhor. Jesus nunca as teria recebido. Em vez disso, Pedro pôs a barca à disposição de Jesus, sempre o hospedava em sua casa e até o levou para junto de sua sogra. A barca continuou sendo de Pedro, mas já estava ao serviço da pregação de Jesus. A casa também era de Pedro, mas era Jesus que dispunha tudo o que se devia fazer nela. A sogra foi sempre e somente de Pedro, mas foi Jesus quem lhe deu a saúde quando ela precisou.

O que era dele estava completamente ao Serviço do Senhor e era Jesus quem decidia de todas as suas coisas. Pedro tomou a decisão de que Jesus decidiria de toda a sua vida e de todas as suas coisas. Dessa forma, a relação entre Pedro e todos os bens materiais mudou radicalmente. Ele os possuía, mas já não dependia deles. Dependia somente do Senhor Jesus. O mais importante da vida de Pedro não eram as suas coisas, mas as coisas de Jesus. Aos poucos foi deixando tudo até o dia em que chegou a dizer: "Não tenho ouro nem prata" (At 3,6).

Desde então, Pedro não se ocupa do que é seu, mas principalmente do que é do Senhor. Assim como Jesus se ocupa das coisas de seu Pai, Pedro se ocupa das coisas do Filho do Pai.

Quando uma coisa não está bem ou nos incomoda, quando uma relação com outra pessoa não é como desejaríamos, é muito fácil despreocupar-se dela e "entregá-la a Jesus". Não. A atitude correta que Pedro nos ensina é a de trazer Jesus justamente para as coisas que não funcionam para que ele ordene e hierarquize tudo segundo a sua vontade, tornando efetiva sua salvação.

José H. Prado Flores

Nenhum comentário: